O vídeo a seguir, da Circle Line Art School (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yEymIyLbiAI), demonstra uma construção aproximada àquela vista em aula (com o diferencial de não usar as diagonais do quadrado/retângulo para a determinação do ponto de fuga).
O processo de construção da quadrícula pode ser exercitado a partir da seguinte proposta das professoras Ana Cristina Castro e Carla Freitas, da UNIPLAN (disponível em: http://pt.slideshare.net/caliandradesenhos/dte-perspectiva-quadricula), observando as relações de proporção para a medição da profundidade.
A seguir, o vídeo de Davi Sosa (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=NMLSZeFox6Q) mostra a construção de um ambiente externo usando a perspectiva com um ponto de fuga.
Trabalhos de alunos:
_________________
Propostas de exercícios
1. Posicionar uma folha de papel vegetal sobre uma imagem (fotografia, pintura realista) em perspectiva com ponto de fuga central e traçar seus contornos, situando os elementos principais (ponto de fuga, linha do horizonte). O objetivo é exercitar o traçado e as noções de proporção antropométrica.
2. Exemplos de locações com bons efeitos visuais para desenho em perspectiva de um ponto de fuga: corredores, ambientes internos a média distância (shopping centers, galerias de rua), estações de trem e metrô, ruas urbanizadas. Quanto mais o exercício puder ser feito na própria locação, sem o auxílio de fotografias, tanto melhor para que a planificação faça parte do processo construtivo diretamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário